quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Por que conhecer a permacultura?


A permacultura apresenta ferramentas para o planejamento, a implantação e a manutenção de ecossistemas cultivados no campo e nas cidades, possibilitando uma diversidade, estabilidade e resistência dos ecossistemas naturais. Alimento saudável, habitação e energia devem ser providos de forma sustentável para criar culturas permanentes. Tem como um de seus fundamentos, a reutilização de tudo, evitando desperdícios e procurando novas formas de aproveitar o que seria jogado fora.

Dentre as diversas técnicas usadas na permacultura, destacam-se as que geram alimento e resfriamento, como, por exemplo, estufas interligadas as construções e telhados verdes que possuem hortas. O conforto ambiental térmico e acústico encontrado através de elementos naturais são, cada vez mais, a ambição dos que procuram ter uma vida mais interligada a natureza e consciente. 

Surgem diversas procuras por novas formas de dar continuidade à permacultura, surgindo pesquisas que descobrem maneiras de transformar algo desprezível em uma fonte de vida. Existe o modelo de banheiro seco que através de um sistema de "armazenamento", dispensando o uso da água da descarga e aproveitando os dejetos humanos como fertilizante do solo.

Por que não tentar ver as várias possibilidades que os elementos naturais nos oferece?



Nenhum comentário:

Postar um comentário